Esquiar no Chile: saiba quais são as melhores estações e dicas para curtir a neve nesta temporada

A temporada de ski no Hemisfério do sul já começou. Está procurando uma estação para esquiar no Chile? O país tem estações para todos os gostos e estilos.

As estações que ficam mais perto de Santiago são La Parva, Valle Nevado e Portillo. Já as mais distantes da capital chilena compensam pelos cenários mais impressionantes, como Chillán e Corralco.

Confira qual a estação combina mais com você para esquiar no Chile!

Para ir com os amigos: Valle Nevado

esquiar no Chile

Dono da maior área esquiável da América do Sul, Valle Nevado tem mais de 100 quilômetros de pistas e a vantagem de ter acesso direto, pela neve, até as estações vizinhas de La Parva e El Colorado.

Super bem localizado, a pouco mais de uma hora de distância da capital Santiago. O complexo inclui três hotéis e uma infraestrutura completa de lazer com piscina, academia, bulevares de compras e restaurantes, além de um condomínio de casas.

Inspirado na francesa Les Arcs, no topo dos Alpes, a estação foi construída em 1987. Desde então, investe constantemente em melhorias. Nas últimas temporadas, por exemplo, ganhou novas gôndolas, reforma em todos os apartamentos e mais pistas demarcadas (atualmente são 39).

Dica SKIBrasil

No dia 20 de julho de 2019, a estação celebra a temporada de ski com a Valle Nevado Party, festa com música ao vivo e muita animação. Ótima oportunidade para esquiar no Chile.

Para ir com a família – Portillo

esquiar no Chile

Quase na fronteira entre o Chile e a Argentina, Portillo é a estação de ski mais antiga da América do Sul.

Apesar da tradição, tem uma das mais modernas estruturas do continente. Contando com uma equipe renomada de instrutores e até uma máquina de fazer neve para garantir as melhores condições mesmo fora de temporada.

Seu grande hotel amarelo é o maior cartão-postal dos Andes. Com capacidade para receber 450 pessoas, o complexo mantém a média de quase um funcionário por hóspede – garantia de exclusividade e atenção em cada detalhe.

Os meses de férias são animados por shows, torneios de esqui e eventos especiais como a descida da montanha à noite, com tochas.

Dica SKIBrasil

De 3 a 10 de agosto de 2019, a estação promove a Semana do Vinho, uma semana especial com degustação dos melhores vinhos chilenos.

Para quem quer esquiar com tranquilidade: Corralco

esquiar no chile
Corralco é uma ótima estação para esquiar no Chile

Localizada nas encostas do Vulcão Lonquimay, Corralco é conhecida por ser uma das regiões com altíssima garantia de neve. As temporadas mais longas do Chile: de junho a outubro.

O complexo tem 54 quartos e infraestrutura completa para aproveitar depois do ski. Há um belo spa com tratamentos relaxantes, sala de jogos, academia de ginástica e até um cinema.

Dica SKIBrasil

Corralco promove o Festival de Snowkite de 29 de agosto a 1 de setembro, este esporte mescla o snowboarding e ski com o kitesurf.

Para quem quer muitas atividades além do ski – Chillán

esquiar no chile

Erguida em um belíssimo trecho das Cordilheira dos Andes pouco mais de 400 quilômetros ao sul de Santiago. Chillán tem localização estratégica e muita neve powder durante o inverno.

Os esquiadores têm alegria garantida em mais de 35 quilômetros de pistas para todos os níveis – como, a Tres Marias. É a mais extensa de toda a América do Sul e descortina paisagens cinematográficas em seus 13 quilômetros de descidas.

Aos pés do vulcão de mesmo nome, a região é abastecida por águas termais, o que significa, na prática, piscinas e hidromassagens reconfortantes.

O centro de ski, localizado a uma altitude de quase 1.700 metros, fica a 80 quilômetros da simpática cidade de Chillán, com 160 mil habitantes.

Dica SKIBrasil

Além do ski, a estação promove passeios de dog sledding e caminhadas de raquete na neve.

Para quem quer se sentir em uma vila na montanha – La Parva 

A 2.750 metros acima do nível do mar, La Parva está localizada a 50 km de Santiago, entre as estações de El Colorado e Valle Nevado.

Iniciada pelo instrutor francês André Bessonay, a estação de ski se transformou em uma elegante vila de montanha.

Suas 48 pistas são escolhidas ano a ano por esquiadores que vão desde o nível principiante até competidores de nível mundial. Tudo isso para você esquiar no Chile com a melhor qualidade possível.

Dica SKIBrasil

Não deixe de experimentar o fondue de tomate do restaurante Marmita de Péricles.

Mas quando é melhor para esquiar no Chile?

Julho é o mês de maior procura pelos brasileiros. As estações estão animadíssimas com as férias escolares. Para acompanhar a empolgação dos hóspedes, os hotéis e resorts capricham na programação de après-sk e organizam várias atividades especiais para as crianças.

Já em agosto é o auge do inverno. As pistas estão cheias de neve e deixam os terrenos mais convidativos para as descidas. O perfil de esquiador é outro: é a hora dos grupos de amigos, dos casais e dos experts.

Setembro é a última chamada para esquiar no chile. A temperatura começa a subir, mas a neve acumulada ao longo das estações garante boas descidas. Algumas estações estendem a temporada de ski até outubro. 


Animou de esquiar no Chile?

Fale com um expert da SKIBrasil para organizar a sua viagem na neve.

Leave a Reply