O importante é manter-se aquecido, confortável e leve.
De todas as perguntas que chegam aos consultores da SKIBrasil, uma das mais comuns é acerca das roupas a levar em uma viagem de férias à montanha. Veja aqui o que é fundamental colocar na mala – e o que dá pra deixar em casa numa boa
Neve é o fator principal a ser levado em conta no planejamento, especialmente se você vai esquiar! O que é importante: manter-se aquecido, confortável e leve.
Peças térmicas de base:
- Regatas, camisetas de manga comprida, leggings ou ceroulas para usar por baixo da roupa. O material dessas peças deve ser próprio para esportes, daqueles tecnológicos que não retêm o suor ou a umidade, mas deixam a pele respirar naturalmente.
- Geralmente dois conjuntos usados alternadamente servem para os dias da viagem. São peças que costumam secar rápido no aquecedor.
- Para as meias, vale levar grossas e não tão grossas (existem materiais finos que também mantêm os pés bem quentinhos!), para alternar. E de cano alto, para proteger as canelas!
Calças e casacos:
- Tudo precisa ser leve, de material impermeável e corta-vento. Assim você ficará
- 1) livre para se movimentar e
- 2) livre da água! Lembre-se: neve vira água e não tem coisa pior que se molhar lá em cima na montanha!
- Tanto os casacos quanto as calças próprios para o ski não são necessariamente quentes. Por isso a importância de preparar uma boa camada com as roupas de base!
- Você não precisa trocar de roupa de ski todos os dias. Dois ou três conjuntos já estão de bom tamanho.
- Coletes são ótimos coringas. Eles deixam os braços livres e aquecem o tronco. Fleece ou nylon recheado de plumas são os melhores materiais.
- Fora das pistas, os doudones (os casacos fofinhos feitos de náilon ou matelassê e recehado de plumas bem leves) são sempre o maior sucesso.
- Lycra é para quem compete. Então, cuidado: as roupas coloridas e ajustadas de material brilhante costuma destoar nas pistas!
Botas:
- Quem tem o equipamento costuma ter também as botas, geralmente feitas sob medida.
- Quem não tem, pode alugar no hotel, na estação ou em sistemas de atendimento personalizado. A escolha leva em conta o tamanho do seu pé, a grossura da meia e os skis propriamentes ditos, já que a bota se ajusta neles.
Acessórios:
- luvas grossas e impermeáveis
- gorro e tapa-orelhas
- cachecol e/ou golas protetoras
- goggles
- capacete para os mais avançados (e ainda mantêm a cabeça quentinha!)
VEJA TAMBÉM: