Whistler Blackcomb: o maior resort de ski do Canadá

Duas montanhas compõem e batizam o complexo onde fica o maior resort de ski do Canadá. São 200 km de pistas e uma vila repleta de lojas, restaurantes e diversão. 

Com a maior área esquiável da América do Norte e uma temporada que vai de novembro a março, Whistler Blackcomb é a flagship dos resorts de ski canadenses: maior em tamanho, em pistas, em oferta de lojas, restaurantes e entretenimento. E, sem dúvida, é a mais movimentada.  Localizada nas Coast Mountains, a estação, que recebe mais de um milhão de visitantes a cada inverno, fica a apenas duas horas de carro de Vancouver.

Whistler, gôndola Peak2Peak
A gôndola Peak 2 Peak interliga as montanhas de Whistler e Blackcomb.

O complexo é formado por duas grandes montanhas, a Whistler Mountain e a Blackcomb Mountain, distribuídos em 8171 acres de terreno destinado à prática de ski e snowboard. Juntas, as montanhas somam mais de 230 pistas conectadas por 37 lifts. Interligando Whistler a Blackomb, a Peak 2 Peak é a  mais longa e alta gôndola do mundo com mais de 3 km de distância e 324 m de altura. Além de levar snowboarders e esquiadores de um lado para o outro, a gôndola faz um trajeto que é um passeio turístico imperdível: nos 11 minutos de percurso, passa por florestas, lagos e geleiras, tudo com vistas incríveis. A experiência é ampliada pelo fundo de vidro das gôndolas, o que garante boas fotos e visibilidade de 360°.

Ski, snowboard e outras atividades na neve 

O Whistler Blackcomb Resort é um destino que acolhe todos os esquiadores, com uma farta opção de pistas com níveis de dificuldade variados. A média entre as duas montanhas fica por volta de 15 e 20{7ac92446b607b44a21d9a992b3de1254d177d046c05ef0398a81a4ca2920916b} de terreno ideal para iniciantes, 55{7ac92446b607b44a21d9a992b3de1254d177d046c05ef0398a81a4ca2920916b} indicado para intermediários e entre 25 e 30{7ac92446b607b44a21d9a992b3de1254d177d046c05ef0398a81a4ca2920916b} de descidas para esquiadores mais experientes. 

Whistler Olympic Park
Em 2010, o Whistler Olympic Park foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Além de ski e snowboard, há atividades como patinação no gelo, tubing e pond hockey – um dos passatempos favoritos dos canadenses – se o lago estiver congelado. O Whistler Olympic Park, complexo que foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, tem pista de patinação no gelo, terreno para cross-country ski, e a Snow Zone, um parque para a família inteira – tudo aos pés das descidas mais íngremes da montanha. 

Whistler Village

A vila de Whistler é para ser descoberta a pé: caminhos para pedestres ligam suas principais áreas, conhecidas como Village Centre, Upper Village e Village North. Além de marcas famosas, as lojas trazem tendências em roupas para a neve e materiais esportivos. A gastronomia local também é rica e variada,  das cervejas artesanais no Coast Mountain Brewery às delícias doces no Crêpe Montaigne, passando pela tábua de frios e uma taça de vinho no Basalt Wine & Salumeria.


Bares, restaurantes, lojas e uma rica vida cultural agitam a charmosa vila de Whistler.

Com o passar do tempo mais bairros foram surgindo e se desenvolvendo no entorno da vila, como Whistler Creekside e Function Junction –  este último um reduto de lojinhas, pubs descolados, galerias de arte, cervejarias e padarias artesanais. Nestas áreas mais afastadas, lojas de marcas locais têm equipamentos de ski com preços amigáveis.

Conforme os feriados do final de ano se aproximam o movimento aumenta, fazendo o clima esquentar com o burburinho de turistas circulando na vila. A programação se intensifica com après-ski para famílias no Olympic Plaza e com com as acrobacias na neve do Fire & Snow Festival, na Skier’s Plaza, que acontece aos domingos a partir de dezembro. Na época de Natal acontece também o Santa Day, quando todos se vestem de Papai Noel para descer a montanha, encantando a garotada. Este ano o Santa Day está previsto para o dia 16 de dezembro.

Santa Day, em Whistler
No Santa Day, esquiadores se vestem de Bom Velhinho para descer a montanha – é Papai Noel a perder de vista!

Whistler tem também uma rica vida cultural. Sempre vale uma parada no Audain Art Museum, seja para ver sua arquitetura moderna e integrada à natureza, seja para conferir as exposições em cartaz ou para participar de atividades abertas ao público.

Gastronomia, après-ski & after hours

A dica do après-ski para a temporada 2019/2020 é o bairro Function Junction, uma área menos central e repleta de lojas e bares descolados que vem surgindo. Entre eles não deixe de visitar o The Hangar e praticar o arremesso de machado. Isso mesmo: em espaços protegidos, a diversão é atirar machados ao alvo.

The Hangar, em Whistler
O bar The Hangar desafia os visitantes a acertar um alvo com um machado.

Entre opções já consagradas, o Bar Oso tem sotaque espanhol e traz no cardápio uma seleção interessante de tapas e tábuas de charcutaria para compartilhar, além de sangria e criativas variações de gin tônica.

Bar Oso, em Whistler
O Bar Oso é famoso por seus drinks e aperitivos, uma ótima combinação para o après-ski.

Conhecido pelo bar de ostras frescas no après-ski, o restaurante Araxi é muito recomendado não apenas por sua alta gastronomia, mas por ser um dos pioneiros no uso de produtos regionais. Este posicionamento saudável e sustentável pode ser visto nos pratos que usam o sablefish por exemplo.

Outro antigo conhecido dos frequentadores da estação é o Bearfoot Bistro, que tem menu variado conforme dos ingredientes do dia, que pode incluir carne de alce ou rena. Os clientes também podem se aventurar a abrir um champagne com sabre ou provar vodka a -25°C em seu bar anexo, o Ketle One Ice Room.

Hotéis

Fairmont Chateau Whistler

Instalado na base da montanha Blackcomb, tem acesso ski-in/ski-out, shuttle para a vila de Whistler, sete restaurantes e até um serviço de guia local. Os quartos são elegantes e o atendimento é atencioso. Na Ala Gold, os hóspedes contam com recepção e área de lounge exclusivas, além de outros mimos como cocktail canapés no final da tarde.

Fairmont Chateau Whistler
O Fairmont Chateau é um oásis de conforto e elegância na base da montanha.

Four Seasons Resort and Residences Whistler

Na montanha de Blackcomb, o Four Seasons carrega a sofisticação característica da rede, com conforto e serviço de alto nível. Além de cuidados e entretenimento para crianças e um serviço de shuttle gratuito, o hotel tem um ski concierge para cuidar dos seus equipamentos durante sua estadia e dar dicas sobre as melhores descidas do dia. Os hóspedes têm também a opção de agendar uma aula de ski ou snowboard com atletas olímpicos. Todos os dias o hotel oferece uma degustação de vinhos. 

The Westin Resort & Spa Whistler

Fica bem localizado no centrinho ao lado da Whistler Village gôndola, onde está o tradicional Garibaldi Bar & Grill. Os quartos são confortáveis, todos têm lareira, uma pequena cozinha e vista para as montanhas ou para a vila. O hotel também conta com um spa completo, piscina interna e externa e dois restaurantes. 

Hilton Whistler Resort and Spa

Localizado no centro de Whistler e próximo a duas gôndolas, restaurantes e lojas, o hotel tem piscina externa aquecida, sauna, academia 24 horas, menu infantil, ski valet e o Taman Sari Royal Heritage Spa, único na América do Norte a oferecer o autêntico estilo javanês.


Quer esquiar em Whistler? Fale agora mesmo com um expert da SKIBrasil e planeje sua viagem.

Leave a Reply